Skip to content

Segurança de dados 2020 – O que aconteceu

O ano de 2020 trouxe diversas mudanças sem precedentes, na segurança de dados não poderia ser diferente. Os eventos deste ano continuam a alterar o curso da segurança cibernética, tornando ainda mais importante garantir que nos preparemos melhor para o que está por vir.

Neste artigo, revisaremos as principais tendências de segurança em 2020 e compartilharemos diversas previsões sobre como elas afetarão as empresas e os líderes de segurança cibernética em 2021.

Segurança de dados em 2020

A pandemia global reforçou o valor excepcional da computação na nuvem na economia mundial. Ferramentas e serviços na nuvem permitem que as organizações enviem milhões de  trabalhadores e estudantes para casa em apenas algumas semanas, mantendo as cadeias de suprimento e os processos educacionais. Em 2020, a adoção dos serviços na nuvem aumentou em 50% (McAfee).

Porém, essa mudança tecnológica tem seus defeitos. A rápida mudança para o trabalho de casa se fez necessário priorizar a produtividade ao invés da segurança. Como resultado, os vãos de segurança foram amplificados introduzindo novos problemas de segurança e os adversários estão trabalhando duro para explorá-los. O FBI relatou um aumento de 300-400% nos relatos de ataques cibernéticos desde o início da pandemia enquanto o McAfee viu que ataques externos a contas na nuvem subiram em 630%.

Os atacantes alvejaram todos os tipos de negócio, mas grandes corporações, organizações governamentais e de informações médicas críticas foram as mais afetadas (MonsterCloud). Os ataques de Ransomware foram bem comuns, aumentando em 800% durante a pandemia (MonsterCloud). Cerca de metade desses ataques foram direcionados ao protocolo de desktop remoto (RDP), tirando vantagem da nova realidade de trabalhar de casa (Kroll).

De acordo com a Verizon, pelo menos dois terços das brechas foram causadas por hacking, erros ou engenharia social (como phishing comprometimentos dos e-mails de negócio). Logo, as organizações devem fazer dessas 3 os focos de segurança para 2021.

Segurança de dados 2020

 
Conteúdo relacionado: Segurança de dados 2021 – O que esperar

Comente o que achou do artigo