Skip to content

Como a Segurança web em nuvem funciona (e por que ela é melhor)

A Segurança Web em nuvem está se tornando muito popular hoje em dia. Mover o fluxo de trabalho para a nuvem pode ser uma vantagem competitiva como dito pelos pesquisadores da Gartner:

As organizações que hesitaram em mover o fluxo de trabalho para a nuvem não serão hábeis a se manter no jogo por muito tempo. Como uma necessidade competitiva, as empresas precisarão aderir ao uso desses serviços.” – Gartner Research, Building a Solid Foundation for Choosing and Managing Cloud Service Providers

Apesar disso, algumas organizações ainda não moveram sua Segurança Web para a Nuvem. Muitas vezes isso se dá por conta dos executivos que ainda não a entendem completamente.

Aqui discutiremos:

  • Como a Segurança Web em Nuvem funciona
  • A Segurança web te da vantagem em relação aos métodos tradicionais

Como a Segurança web na Nuvem funciona

Em uma topologia de rede tradicional, todo tráfego da Web vai diretamente para o seu servidor.

Isso significa que o seu servidor deve se defender  de qualquer ameaça dentro do tráfego.

Segurança web em nuvem

Inversamente, quando você protege os seus ativos na web com uma plataforma de segurança na nuvem como o Reblaze, o fluxo de tráfego é reestruturado. Ao invés de ser enviado diretamente ao servidor na Web, o tráfego é roteado através da Nuvem:

Segurança web em nuvem

O software em execução na nuvem analisa o tráfego rapidamente. Visitantes legítimos podem acessar o servidor na web imediatamente.

O tráfego hostil é bloqueado e não pode acessar os ativos web requisitados.

Por que a segurança na Nuvem é melhor?

Tradicionalmente na segurança da Web, as appliances inspecionam e filtram o tráfego enquanto os pacotes chegam aos seus servidores.

Isso acaba criando vários problemas. Primeiro, appliances são caras. Segundo, as appliances podem ser difíceis de se operar e manter.

Além disso, as appliances apenas podem filtrar o tráfego que chegou na sua rede. O que significa que alguns tipos de ataque (como os ataques de DDoS) podem sobrecarregar a sua internet antes das appliances terem a chance de bloqueá-los.

Leia também:  OWASP - Qual a Importância em Aplicações Web?

Segurança web em nuvem

Muitas vezes, seu ISP se defenderá sozinho eliminando todo o tráfego malicioso. Nesse ponto, suas appliances se tornam inúteis. Mesmo que elas pudessem ser efetivas em filtrar o tráfego, elas não teriam a chance de filtra-los.

Agora compare isso a uma plataforma de segurança na nuvem. Primeiro, a segurança na nuvem é mais barata que as soluções tradicionais.

Segundo, uma plataforma de segurança na nuvem pode ser mantida e operada remotamente pelo provedor da solução, o que significa que ela pode se manter atualizada sem necessidade de atualização da sua parte.

Por fim, uma solução de segurança na nuvem pode realizar análises de tráfego mais sofisticadas do que as disponíveis em produtos de segurança com uma única finalidade.

Por que todas as soluções na nuvem não são iguais

A maioria das vantagens listadas acima estão disponível em boa parte dos provedores de segurança na nuvem. Entretanto, a maior parte deles também tem desvantagens.

Primeiro, a maioria dos provedores de nuvem oferecem apenas recursos compartilhados com seus clientes. Quando múltiplos clientes compartilham os recursos da nuvem, todos esses clientes estão vulneráveis a ataques direcionados a outros. Por exemplo, uma grande ataques de DDoS que pode derrubar uma nuvem afetará todos os clientes que estarão utilizando-a.

Segundo, diversos provedores cobram mais do que o necessário. (Os custos da nuvem diminuíram nos últimos anos, mas a maioria dos provedores não ajustou os preços de acordo).

Terceiro, a maioria dos provedores de nuvem usam uma abordagem baseada em regra para avaliar o tráfego. Essa forma é ineficiente pois gera latência adicional, assim seu website fica menos responsivo aos visitantes e clientes.

Por fim, os provedores enfatizam em um aspecto particular dos serviços na nuvem (como hosting, integração CDN, mitigação de bot, etc). Poucos provedores focam em uma segurança robusta e compreensiva.

A solução de nuvem superior

O Reblaze é uma solução de nuvem compreensiva baseada em proteger os seus ativos na Web. A plataforma de próxima geração do Reblaze oferece todos os benefícios de segurança na nuvem, sem desvantagem.

Leia também:  5 dicas para aprimorar a segurança web

Ao contrário de outros provedores de nuvem, o Reblaze oferece uma nuvem privada para cada ativo web dos clientes dedicada para uso exclusivo. Portanto, isso isola a rede do cliente de todas as formas de tráfego hostil e previne que vulnerabilidades de recursos compartilhados sejam inerentes para outros provedores de nuvem.

O Reblaze oferece melhor segurança a um custo menor do que os outros provedores. Seu foco único é fazer que os seus ativos na web sejam seguros por natureza, com proteção que é sempre efetiva e está sempre atualizada, sem ação requerida da sua parte.

O Reblaze tem diversas vantagens fora as listadas aqui. Para aprender mais sobre, contate-nos para uma demonstração gratuita da solução. Você verá o que o Reblaze pode fazer por você e o quão barato e simples a segurança web pode ser.

Comente o que achou do artigo