Skip to content

As 6 principais responsabilidades e funções da equipe de SOC

As pessoas são as principais responsáveis por um SOC bem sucedido. Os profissionais de segurança que compõem a equipe de SOC como analistas de SOC, gerentes de SOC e engenheiros protegem e asseguram os dados e sistemas sensíveis da empresa. Mas qual a função de um time de SOC e quais responsabilidades cada um tem? Vamos explorar como as equipes de SOC trabalham abaixo.

O que é uma equipe de SOC?

A equipe do Centro de Operação de Segurança (SOC, na sigla em inglês) é feita de profissionais de segurança que são responsáveis por gerenciar a postura de segurança de uma organização. As funções especificas dentro de um SOC varia com base no tamanho e complexidade da organização, mas há algumas funções e responsabilidades comuns no SOC.

O que uma equipe de SOC faz?

A equipe de SOC é responsável por monitorar e manter os sistemas de computadores e redes para garantir que eles estejam seguros e executando normalmente. Isso pode incluir tarefas como monitoramento para vazamentos de segurança, responder a incidentes de segurança, aplicar patch nas vulnerabilidades e implementar políticas e procedimentos de segurança. A equipe de SOC pode ser responsável por monitorar a performance dos sistemas organizações e de analisar os problemas que aparecerem.

Funções comuns no SOC

Todo SOC é diferente, com base no seu tamanho, setor e maturidade da organização. Abaixo estão algumas das mais comuns funções de SOC:

Analista de SOC – Nível 1, 2 e 3

O trabalho de um analista de segurança, também conhecido como analista SOC, é monitorar as redes e sistemas da organização para potenciais ameaças de segurança e responder a essas ameaças quando necessário. Normalmente eles usam ferramentas como sistemas de gerenciamento de eventos e segurança da informação (SIEM, na sigla em inglês) e de inteligência de ameaça para identificar e avaliar as potenciais ameaças. Analistas podem também trabalhar com outras equipes como equipes de resposta a incidentes para resolver essas ameaças.

Os analistas de SOC podem utilizar também uma plataforma de Orquestração, automação e resposta de segurança (SOAR) para gerenciar casos e coletar informações de um único lugar.

Leia também:  Syxsense Enterprise Chega ao Brasil: Solução Unificada para Gerenciamento de Segurança e Endpoint

Normalmente há três níveis para os analistas de segurança com base nas experiências e responsabilidades:

Nível 1 – Analistas de segurança de nível 1 focam na triagem de alertas e relatórios. Um dia típico para um analista de SOC nível 1 é analisar e categorizar alertas de segurança e potenciais ameaças.

Nível 2 – Analistas de segurança de nível 2 respondem aos incidentes. Esses analistas analisam e respondem a alertas que não podem ser gerenciados por analistas de nível 1.

Nível 3 – O analista de nível 3 é um caçador de ameaças qualificado. Esses analistas de SOC caçam de forma proativa e descobrem ameaças complexas dentro de uma organização.

Engenheiro de segurança

O engenheiro de segurança projeta, implementa e mantém todos os controles e defesas técnicas usados para proteger os ativos e sistemas da organização. Isso inclui atividades como firewall e configuração do sistema de detecção de intrusão, implementação do controle de acesso e conduzir avaliações e auditorias de segurança.

Gerente de SOC

O gerente de SOC vê as operações cotidianas da equipe de SOC e garante que os sistemas e redes da organização estejam seguros e estejam sendo executados perfeitamente.

Algumas das responsabilidades específicas de um SOC manager inclui:

  • Configurar prioridades e gerenciar recursos
  • Desenvolver e implementar políticas de segurança e procedimentos
  • Monitorar a performance dos sistemas de segurança e da rede
  • Gerenciar processos de resposta a incidentes
  • Gerenciar a equipe e se comunicar com outros departamentos

Chief Information Security Officer (CISO)

Um CISO é um executivo sênior que observa as operações e estratégias de cyber segurança de uma organização, muitas vezes incluindo mais do que a equipe de SOC. O CISO está nas equipes de liderança e reportam diretamente ao CEO ou outro gerente de nível executivo.

As responsabilidades de um CISO especifico podem variar dependendo do tamanho e natureza da organização, mas algumas responsabilidades comuns incluem:

  • Desenvolver e implementar as políticas e estratégias de cyber segurança da organização
  • Monitoramento e analise da postura de segurança da organização e identificar áreas para melhoria
  • Trabalhar com os gerentes e outras partes interessadas para garantir que as práticas de segurança se alinham com os objetivos e prioridades da organização
  • Aconselhar a organização nas melhores práticas e tendencias emergentes na cyber segurança e recomendar o investimento em novas ferramentas e tecnologias
Leia também:  Pesquisa sobre Phishing Revela Estatísticas Preocupantes

Funções adicionais

A lista acima são apenas algumas das funções que podem ser encontradas como equipe SOC. Há uma variedade de outras posições, especialmente em equipes de grandes empresas para resposta avançada a incidentes e inteligência de ameaça. Funções de conformidade também são vistas dentro do SOC, como auditores de conformidade.  Esses membros das equipes garantem que as práticas e procedimentos de segurança da organização cumpram com as regulações de segurança federais e da indústria.

Métricas de segurança para equipes de SOC

Há diversas métricas de segurança que uma equipe de SOC pode usar para medir a performance dos seus processos de segurança. Alguns exemplos incluem:

  • Tempo médio para detecção (MTTD) e tempo médio para responder (MTTR): Essas métricas medem quanto tempo leva para a equipe de SOC detectar a um incidente de segurança e quanto tempo leva para responder a ele.
  • Tempo de residência: Tempo de residência é quanto tempo um autor de ameaça esteve na rede antes de ter sido detectado até sua remoção completa.
  • Taxa de falso positivo: Isso mede a porcentagem de alertas que foram gerados por sistemas de segurança, mas não são incidentes de segurança. Uma baixa taxa de falso positivo é desejada pois significa que a equipe de SOC não está perdendo tempo investigando o que não é problema
  • Taxa de conformidade: A porcentagem de controles de segurança que estão em conformidade com as regulações e padrões da indústria.
  • Nível de preparação: Analise do quão efetiva é a sua tecnologia e implementação de ferramentas. Evite e elimine vãos nos controles que podem estar afetando seu programa de gerenciamento de risco.

É importante notar que as métricas de SOC devem ser feitas especificamente para a organização e as suas necessidades únicas de segurança. Essas métricas podem ajudar as organizações a medir a sua postura de segurança, identificar área de melhorias e rastreio a efetividade de todas as medidas de segurança.

Não importa o tamanho da equipe de SOC, é crítico para esses profissionais de segurança manterem uma operação de segurança e resposta a incidente eficiente e efetiva. Tanto as equipes pequenas e grandes de SOC podem se beneficiar da ajuda extra respondendo a milhares de alertas. Opções incluem suporte terceiro com um Provedor de serviços de segurança gerenciado (MSSP) ou implementar uma solução de automação de segurança. De qualquer forma, as equipes de SOC são componentes críticos da uma organização de segurança e precisa de toda a ajuda que eles puderem.

equipe de SOC

Comente o que achou do artigo