Skip to content
phishing

Pesquisa sobre Phishing Revela Estatísticas Preocupantes

Um estudo da Tessian mostrou alguns números assustadores sobre a frequência do phishing. Você deve se preocupar?

Descobertas Assustadoras sobre a Frequência de Phishing

Apenas 9% das organizações afirmam nunca ter sido atacadas por phishing. 10% dizem que tiveram de lidar com 1 a 10 ataques em um ano. 37% sofreram até 50 ataques de phishing, 28% de 50 a 100 ataques e 12% mais de 100 em um período de doze meses.

As melhores linhas de assunto para o comprometimento de e-mails comerciais foram as seguintes:

  1. Fw: Fatura Urgente
  2. Importante: Por favor, leia
  3. O pagamento é urgente Não ignore!
  4. Re: Solicitação de financiamento para o CEO da …
  5. Atenção: Credenciais necessárias para fazer login no mainframe seguro.

Outros estudos expandiram essa lista de linhas de assunto de e-mail que podem servir como alertas de phishing, incluindo: Inventário Anual, Alterações nos Benefícios de Saúde, Alerta de Segurança: Novo Login ou Acesso Incomum no Twitter, Recusa da Assinatura do Amazon Prime, Erro em Reunião Agendada no Zoom, Pagamento Enviado pelo Google Pay, e Pedido de Cancelamento de Estímulo Aprovado.

As vítimas de phishing enfrentaram uma série de problemas:

  • 60% perderam dados.
  • 52% tiveram credenciais ou contas comprometidas.
  • 47% lidaram com surtos de ransomware.
  • 29% foram infectados com outras formas de malware.
  • 18% sofreram perdas financeiras.

De acordo com o relatório, o custo médio por registro comprometido foi de US$ 150, totalizando um custo médio de US$ 3,92 milhões por violação de dados.

A imitação de marcas é uma artimanha comum no phishing, onde os hackers se passam por grandes empresas conhecidas e respeitáveis. Marcas como Microsoft, DHL, LinkedIn, Amazon, Rakuten, Ikea, Google, PayPal e Chase são as mais frequentemente falsificadas. Não é de surpreender que o FBI considere o phishing como o tipo mais comum de crime cibernético. Os incidentes de phishing dobraram em 2020, totalizando quase um quarto de milhão de registros. A agência recebeu 11 vezes mais reclamações sobre phishing em 2020 em comparação com 2016.

Leia também:  A segurança de TI baseada na nuvem irá dominar em 2022

Estratégias de Entrega de Phishing

Os mecanismos de entrega de malware através de phishing são bem conhecidos. URLs maliciosas em e-mails são uma estratégia, mas as abordagens mais bem-sucedidas utilizam PDFs infectados e arquivos do Microsoft Office. Outros anexos que obtêm algum sucesso incluem arquivos de script, arquivos compactados, arquivos Java e arquivos em lote.

No entanto, as táticas empregadas no phishing são diversas e estão em constante evolução. Embora as mentes por trás dos e-mails de phishing possam ser distorcidas, elas também podem ser astutas. A constante adaptação das táticas de phishing é prova disso. Independentemente da abordagem, os objetivos são simples:

  • Credenciais
  • Dados Pessoais
  • Dados Médicos

Eles buscam essas informações para obter ganhos financeiros ou acessar alvos de alto valor. Além das perdas monetárias, as empresas afetadas sofrem com a perda de horas de produtividade, o tempo gasto em remediação e resposta a incidentes, a reputação prejudicada e a perda de propriedade intelectual.

Como a AIQON Pode Ajudar

Ninguém deseja sofrer essas consequências. É por isso que é crucial realizar varreduras constantes em busca de vulnerabilidades e manter os patches atualizados.

O Syxsense é a única solução que combina aplicação automatizada de patches, varredura de vulnerabilidades e gerenciamento de TI. Gerencie e proteja seu ambiente de TI com facilidade utilizando o Syxsense.

 

Comente o que achou do artigo