Skip to content

3 maiores ataques ocorridos no Brasil em 2022

O número de ataques cibernéticos tem aumentado desde a pandemia do Covid-19 e, de acordo com a CNN, o Brasil registrou 31,5 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos a empresas no primeiro semestre de 2022, número 94% superior em comparação ao mesmo período no ano passado, com seus 16,2 bilhões de registros. Alguns destes ataques causaram problemas tão grandes que se destacaram.

Conheça 3 dos maiores ataques ocorridos aqui no Brasil em 2022 até o momento

Número 1: Record TV

Recentemente a Record TV acionou as autoridades e especialistas em tecnologia para investigar o ataque de ransomware sofrido em outubro. A emissora teve seu acervo de conteúdos sequestrados no ataque e, de acordo com os funcionários, não se sabe ao certo como essa invasão foi possível.

Após invadirem o sistema central da Record TV, os hackers criptografaram todo o material, o que passou a impossibilitar o acesso da emissora a ele, e aos arquivos ali inseridos.

Por sorte, o departamento de T.I da emissora possuía cópias de tudo o que estava armazenado.

Mas o ataque permaneceu ativo e todos os dados supostamente vazaram na deep web, dando acesso a uma planilha contendo as despesas detalhadas do grupo de mídia, bem como documentos secretos relativos à receita publicitária e ao departamento jurídico da empresa. Mesmo documentos pessoais de personalidades contratadas pela Record teriam sido vazados, como o passaporte de uma das estrelas da área de entretenimento do canal.

Tudo indica que esse seja não apenas um dos maiores ataques do Brasil em 2022, mas sim o maior ataque hacker sofrido por uma empresa de mídia em todo o mundo até hoje.

Veja também: TOP 10 – Os Mais Comuns Ciberataques

Número 2: Banco de Brasília (BRB)

O Banco de Brasília, também conhecido por BRB, foi vítima de um ataque de ransomware, também no mês de outubro, no qual hackers exigiram cerca de 50 bitcoins (R$ 5,17 milhões) de resgate para que dados não fossem vazados.

Leia também:  10 vulnerabilidades que você deveria fazer scan com o Syxsense

Em nota, o BRB informou que identificou a ocorrência do incidente de segurança cibernética e que dados de contas correntes não foram afetadas e também não houve nenhum tipo de impacto financeiro direto a clientes.

Não há informações se o BRB realizou ou não o pagamento aos invasores, mas vale a listagem aqui graças ao nível de risco potencial. São 4,7 milhões de clientes que poderiam ter tido seus dados sequestrados, além de dados sigilosos de uma grande instituição financeira.

Veja também: Por que as empresas com EDRs e XDRs ainda sofrem ataques de ransomware?

Número 3: Golden Cross

Empresa do setor de saúde suplementar no Brasil, a Golden Cross, sofreu um ataque cibernético em parte de seus sistemas em Setembro deste ano. Segundo a companhia, esses serviços, como medida preventiva, foram interrompidos ou encontraram-se em funcionamento em regime de contingência.

Uma nota publicada pelos hackers que alegam ter invadido o site da empresa mostra que os servidores ainda não estão 100% seguros, havendo vulnerabilidade conhecida (backdoor) e que foi explorada.

No entanto, as operações da Golden Cross já foram normalizadas.

Além destes 3 exemplos de grandes ataques, houve diversos outros, reforçando ainda mais a necessidade de se proteger e investir cada vez mais em segurança digital.

Que outro ataque te chamou a atenção?

Autor: Thiago Felippe

Comente o que achou do artigo

2 pensamentos em “3 maiores ataques ocorridos no Brasil em 2022”